domingo, 6 de setembro de 2009

MINORIAS



Semana passada pude realizar com meus alunos uma série de debates sobre as MINORIAS SOCIAIS, conceituado em sociologia. Alguns alunos foram brilhantes em seus comentários e indagações, outros nem tanto.

Acredito, por isso promovi o debate, que ser heterogêneo é uma questão imutável, as diferenças podem converter os indivíduos em seres que respeitam uns aos outros e também podem criar seres diabólicos (preconceituosos).

O maior líder de todos os tempos lidou com uma plateia diversificada, massante, rebelde, arredia e simpática, ele soube buscar e intermediar conceitos e práticas de uma época tradicional e hipócrita (diria que é a hipocrisia seja a pior das práticas humanas). Diante de homens que buscavam curas, dinheiro, saída para um problema qualquer, libertação, salvação, alimento, ele soube dosar os sentimentos e perdoou, curou, alimentou, libertou. Poderia ter simplesmente deixado para lá, mas tocou na ferida, multiplicou os pães, ele não se ausentou da cena do crime, mas ensinou que todos possuiam pecados e que o julgamento não cabia ao homem e sim a Deus. Se Jesus Cristo foi heterogêneo, devemos ser também.

3 comentários:

  1. Nossa , achei mt show o texto .Parabéns Helan !!!"Vemos a face , e Deus o coração" , ñ é msm...Fq com Deus.

    ResponderExcluir
  2. pois é, conceição... o respeito vem do próprio
    Deus, quando ele nos concede o livre arbítrio...
    Deus é amor e amor é respeito...

    ResponderExcluir
  3. cara, sinistro esse texto seu!!!
    tem q levar e mostra a galera la!!!
    gostei da ultima frase!!!

    abraço

    PAulo José

    ResponderExcluir