sexta-feira, 11 de março de 2011

MÚSICA SIMPLESMENTE

           Há muitos dias ouço as músicas da banda mineira PALAVRANTIGA, olha que o estilo dos rapazes grudam e me faz cantarolar suas canções desenfreadamente.  O rock dos 'caras' (palavrantiga) é bem parecido com o LOS HERMANOS, banda carioca que mistura rock com mpb e levadas de samba. A banda mineira, usa bem as distorções das guitarras e faz um som de primeira linha.  
           Usamos o termo 'rock gospel' para descrever o PALAVRANTIGA, mas o que fazem é christian rock, termo americano para designar as bandas de rock que tocam músicas religiosas cristãs.  No entanto, o termo mais correto seria 'música', apenas, pois estamos ouvindo uma musicalidade universal e que fala a qualquer um, independente do credo das pessoas.  
           Falando em distinções musicais, eu não gosto dessas barreiras que alguns críticos musicais fazem.  Analisam música como se fosse um termo que precisasse de um crachá de identificação: religiosa/secular.  Lembro-me de quando a Banda Catedral assinou com a gravadora Warner e o escândalo que as gravadoras 'evangélicas' e até mesmo as igrejas fizeram. Apedrajaram a banda como se ela fosse uma prostituta se vendendo ao mundo.  Poesia não tem bandeira religiosa.  
           Acredito que música e poesia deviam ser classificadas pela qualidade, pela essência, pela contribuição que elas dão às pessoas.  
          Jesus ama a todos e sem discriminação, andou com todo tipo de gente, por que deveríamos julgar àqueles que ouvem e gostam de estilos diferentes de nós?
         Voltando à PALAVRANTIGA, estou quase acabando de ouvir o cd inteiro, novamente e, minha preferida é a música CASA.  E, o Catedral ainda é minha banda brasileira favorita!
Deus os abençoe em Jesus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário